Categoria Bikini – Características 

Muita gente ainda desconhece o mundo do fisiculturismo. Eu mesma estou começando agora e não sei sobre muita coisa, mas além de estar aprendendo e vivenciando aos poucos, estou estudando e pesquisando muito. Além de sempre tirar dúvidas com meu Coach Alan Cordeiro (@teamalancordeiro).

A real é que quando eu falo que estou começando como atleta competidora de fisiculturismo, as pessoas me medem da cabeça aos pés e dizem:

“Fisiculturismo? Mas você não é muito magra? Não tem que ser enorme e musculosa?”

A resposta é: “Depende da categoria!”

A minha categoria é a Bikini Fitness, e ela é bem diferente de várias outras categorias. Por isso decidi fazer esse post super explicativo sobre ela, assim esclarecemos de uma vez por todas esse mito de que fisiculturista tem que ser extremamente volumoso(a). 😉

Fonte: Site IFBB Brasil

BIQUINI FITNESS (Feminino)

A Categoria Feminina Bikini Fitness foi reconhecida oficialmente como uma nova disciplina do esporte pelo Conselho Executivo da IFBB e o Congresso Mundial da IFBB, em 07 de novembro de 2010 (Baku,Azerbaijão).

As atletas dessa categoria mais se parecem uma modelo Fitness: magras, belas e demonstrando um leve aspecto de treinamento com pesos.

Representam aquela figura da atleta que poderia ser contratada tanto para estar com o rosto estampado na capa de uma revista somente pela sua beleza facial, como também desfilar e fotografar para uma coleção de, como o nome já diz, biquínis, por exibir além da beleza, um corpo treinado, tendendo para o atlético porém esteticamente agradável aos olhares, por enfatizar ainda mais os formatos e as curvas femininas, mas sempre preservando a magreza natural e a linha de cintura.

Além da cintura fina, as atletas devem possuir os braços e ombros levemente destacados. Os glúteos devem ser redondos e firmes, e o percentual de gordura deve ser baixo, mas sem aspectos de desidratação.

O julgamento das atletas não ocorre somente pelo físico, mas também pela beleza facial, cabelos, e até mesmo a harmonia da maquiagem em relação ao conjunto corporal, cabelos, cor do biquíni etc.

Além disso, as atletas devem possuir carisma, desenvoltura, e “luz própria” em cima do palco, fator primordial para a composição da nota, e que pode somar ou também diminuir muitos pontos na avaliação inicial da condição física que é feita pelos Árbitros nas rodadas eliminatórias, onde a movimentação e gestual ainda não é permitido, tampouco avaliado durante as comparações iniciais.

A modalidade é divida por estatura, sendo: até e incluindo 160 cm, até e incluindo 163 cm, até e incluindo 166 cm, até e incluindo 169 cm, até e incluindo 172 e acima de 172 cm.

—————————————

E para você que leu o post inteiro, dá uma olhada naa minhas fotos do ANTES/ DURANTE meu processo de transformação da preparação para o campeonato Estreantes 2018 SP! É de ficar de queixo caído né?


DETALHE: A foto da direita já tem 1 mês, e meu corpo mudou ainda mais.

Eu confesso que nunca acreditei que meu corpo pudesse mudar tanto. E que um dia eu praticamente não teria celulites e flacidez! E que meu bumbum subiria desse jeito! 

Mas é possível sim, quando se tem um objetivo e você trabalha alinhado a ele, com muito foco e disciplina você consegue! 

Quem gostou do post dá um LIKE aí! ❤

*Os 3 primeiros comentários aqui no post do blog ganharão um Whey Protein da MidwayLabs! (Entrega somente no Brasil)

Se você não for uma das 3 primeiras pessoas, deixe mesmo assim seu comentário! Assim você me motiva e eu fico bem feliz! Hahaha. 🙂

Agradecimentos:
Competition Academia
Midway Labs – Suplementos
Spa Soul Aclimação – Tratamentos Estéticos
Dani – Que faz minhas marmitas com muito amor toda semana 🙂
Coach Alan Cordeiro

9 comentários »

  1. Nath não sabia dessa categoria mesmo. Seu corpo está bem diferente. Você é uma inspiração para mim! Percebo que durante o treino, muitas das dificuldades em persistir está na mente.

    A dor pode ser superada com um treino mental correto. Assim persistimos com segurança.

    Parabéns por todo seu empenho!!!

  2. Muito bom esse textinho explicando tudo, pois diversas pessoas não conhecem as regras, categorias e etc, sobre o fisiculturismo. Adorei, Nat!

  3. Gostei bastante do seu post,bem explicativo.Eu tinha várias dúvidas sobre essa categoria,fui pesquisar mais atletas e elas são lindas.Falando em linda,você arrasou na mudança,torço pra que você cresça muito nessa carreira de atleta.Sucesso !!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s