A importância do ferro e dicas para consumir o necessário!

Desde criança a gente escuta o quanto o ferro é importante na nossa vida, e nossas mães desesperadas nos davam vitaminas com tanto medo que tinham de não estarmos consumindo o suficiente! Hahaha.

Agora nossa geração cresceu, mas a importância do ferro continua a mesma certo? Para bós e para nossos filhos. ❤

Afinal, ele ajuda a transportar oxigênio dos pulmões para células do corpo. Precisamos do oxigênio para nos dar energia e ajudar cada função em nosso corpo. Se a sua ingestão de ferro é muito baixa, você pode ser mais propenso à fadiga ou a um sistema imunológico baixo. 

As mulheres têm ainda mais necessidade de ferro por conta do quanto o perdemos durante período menstrual, podendo até nos deixar anêmicas.

Para não ter erro, listo abaixo algumas dicas de como obter e manter o ferro necessário ao seu organismo:

1- COMA ALIMENTOS RICOS EM FERRO!

 Lembrando que existem dois tipos de ferro, o Heme, encontrado em proteínas animais como boi, aves, fígado…e o Não-Heme, encontrado em alimentos de origem vegetal, como o feijão, a lentilha, a soja, o inhame, a aveia e os vegetais verde-escuros (acelga, couve, brócolis, espinafre, bertalha, mostarda). A absorção é bem menor do que o ferro heme! 

2- COMA ALIMENTOS QUE AJUDEM SEU CORPO NA ABSORÇÃO DE FERRO! 

A Vitamina C é uma ótima aliada, por isso é importante consumir alimentos ou bebidas que a contenham. Como por exemplo frutas cítricas, tomate, brócolis, pimentão amarelo e outros…

Para quem é vegano ou vegetariano e não consome o ferro Heme, tendo maior dificuldade de absorver o ferro através dos Não-Hemes, o ideal é comer cereais fortificados com ferro com frutas adicionadas para aumentar a absorção.

 Em alguns casos, cozinhar também pode aumentar a quantidade de ferro disponível em vegetais. Por exemplo, seu corpo absorve apenas uma pequena quantidade de ferro de brócolis cru, em comparação com uma quantidade cinco vezes maior de brócolis que foi cozida! 

3- EVITE ALIMENTOS QUE INIBAM A ABSORÇÃO E RETENÇÃO DE FERRO!

Sabia que existem alimentos que inibem a absorção do cálcio no organismo? Você não pode deixar de consumi-los mas tome cuidado na forma que estiver consumindo-os (não consuma durante ou perto das refeições).

Esses alimentos são: 

-> CÁLCIO: por isso eu não podia comer Danoninho logo após o almoço…agora entendi! Hahaha). E repasso isso para meus filhos.

-> GRÃOS: Alguns grãos são ricos em ácido fítico – que reduz a absorção de Ferro presente nos alimentos. A indicação é deixar os grãos de molho, pois o ácido fítico é hidrossolúvel – por isso é recomendado deixar o feijão de molho, por exemplo.

-> CHÁS: Polifenóis, como os taninos, as catequinas e as isoflavonas podem comprometer a absorção do Ferro. Em geral, chás de ervas reduzem essa absorção – mas o campeão é realmente o chá preto.

-> CHOCOLATE: Pelo mesmo motivo dos chás, o chocolate reduz a absorção de Ferro – pois o cacau é rico em isoflavonas.

Agora para você que chegou até o final desse post, é importante que siga estas dicas para ajudar a aumentar naturalmente a ingestão de ferro na sua alimentação e evitar precisar de remédios para isso! 😉

 Gostaram do post de hoje?

#getinspired,

Nathy👱🏼‍♀️

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s