Natação – Porque nadar?

Se tem um esporte que eu AMO e que na minha opinião é mais do que uma atividade física, e sim uma questão de sobrevivência é a natação!
Quem concorda levanta a mão?
Você já parou pra pensar que nadar é um esporte, é diversão e é vida?
Vou explicar cada uma dessas afirmativas (que coloquei como perguntas).
A NATAÇÃO como:
– UM ESPORTE
1 – Não tem impacto: é um esporte que não afeta as articulações, promove o relaxamento dos músculos e ajuda a aliviar a tensão muscular.
2 – Proporciona equilíbrio muscular: a natação é uma das modalidades mais completas. Os movimentos realizados durante a atividade envolvem a maior parte dos músculos.
3 – Melhora a postura: aumenta a flexibilidade da coluna e remove a dor.
4 – Melhora a capacidade aeróbica: como a natação exige muito da nossa respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio.
5 – Promove a circulação: praticar a natação, moderadamente, de 30 minutos a uma hora, pelo menos, duas vezes por semana, melhora a circulação sanguínea, o que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos.
6 – Promove a flexibilidade muscular: A modalidade ainda ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas, como a osteoartrite. Exercícios de baixo impacto (como a natação) mantém os ligamentos exigidos fluidos e em bom estado.
7 – Ajuda na recuperação de lesões: atletas lesionados são incentivados a praticar natação ou fazer a reabilitação na piscina. Isso acontece devido a resistência da água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície.
8 – É para todas as idades: por ser um esporte sem impacto, principalmente, crianças, idosos e mulheres não correm o risco de lesões ósseas e musculares.
9 – Requer maior gasto de energia: na água, seus músculos trabalham cinco, seis vezes mais do que em terra, portanto, o gasto calórico é maior do que em outros esportes.
Fonte – Site atletas.info para ativo.com

– DIVERSÃO:
Desde a nossa infância, quando vamos à praia ou à algum lugar que tenha piscina, a diversão é garantida. Principalmente para as crianças. Agora imagina quem não sabe nadar? Acaba não se divertindo tanto pois tem que ficar do lado de fora e acaba não se refrescando contra o calor e o Sol forte muitas vezes. Se seu filho souber nadar, você consegue ficar um pouco mais tranquila nessas viagens e passeios. Eu sei do que estou falando porque meus filhos ainda estão aprendendo e ambos já caíram na piscina. Ainda bem que eu e meu marido ficamos sempre de olho e não dá tempo de eles se afogarem. Espero que até o Ano Novo pelo menos a Valentina que é mais velha já esteja mais independente. 🙂 Húhú!

– VIDA:
Saber nadar é questão de vida ou morte! Hahaha. É brincadeira mas é verdade… 😉 Se você não sabe nadar e um dia se vê em uma situação de risco na água (seja piscina, mar, rio, etc…) para onde você vai correr? Ou melhor, nadar? Se você não souber, vai afundar… 😦 Ou seja, aprenda a nadar, mesmo que seja o famoso “cachorrinho”. Hahaha.

Além de tudo isso, quando eu nado eu não penso em nada. É um momento quase que de meditação sabe? Minha atenção está na minha respiração, na distância que estou percorrendo e na satisfação que tenho de poder estar ali, calma, tranquila, sem problemas…é muito dádiva de Deus isso! Me sinto até mais próxima d´Ele. 🙂
Se tem um conselho que dou para quem acompanha o blog e me segue no Insta (@nathaliaekstein) é APRENDA A NADAR!
Qual o esporte que te deixa assim, em PAZ? quero saber.

#getinspired,
Nathy ❤

nat 1

nat 2.jpg

nat 3

2 comentários »

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s