Cortinas de tecido – Diquinhas

Oiiiiii!!! Mais um post sobre decor, quem ama? (Eeeeuuuuu!!!)

Hoje vou falar um pouco sobre cortinas, eu digo um pouco porque esse assunto renderia muuuuitos posts com muitas fotos! Sobre como tirar medidas para confeccionar uma cortina, quais tecidos ideais para cada proposta, tipos de pregas, acessórios, e muuuuito mais! E isso tudo é parte do meu dia a dia como designer de interiores trabalhando ativamente e diretamente com produtos.

Hoje quero mais mostrar algumas fotos para inspirar e falar um pouco no geral, mas existe algum tema citado acima que desperta o interesse de vocês? Se houver, deixe aqui nos comentários, ou no e-mail nathalia@nathaliaekstein.com.br .

Primeiro tópico na hora escolher uma cortina é definir se será usado varão ou trilho.

No caso de trilho fica tudo mais fácil, existe o trilho único (para um tecido), o duplo (para dois tecidos – ex: tecido + forro ou xale) e o triplo (ex: tecido + forro + blackout ou xale).

O trilho é bastante usado quando o ambiente tem cortineiro na sala. Sabe o que é cortineiro? É quando você tem forro de gesso e finaliza antes da janela para embutir a cortina ou mesmo sem forro de gesso, você pode confeccionar o cortineiro em moldura de gesso. Vejam as fotos!

Forro de drywall com cortineiro.

cort 2

Sem forro com cortineiro tipo moldura.

cort 3

Mas o que é pouco usado mas também tem lá o seu charme é o trilho usado no teto sem cortineiro. Fica super bonito e discreto. Você consegue cobrir a parede do teto ao chão, sem aparecer nenhum acessório, somente o tecido. Para quem não quer mexer com gesso e fazer sujeira em casa, mas não gosta de varão e quer algo mais discreto, essa é a opção certa! Dêem uma olhada!

Trilho no teto, sem cortineiro.

cort 13

Os varões ainda são usados, principalmente quando o ambiente não tem cortineiro nas janelas. Existem diversas opções de varões e ponteiras, além de outros acessórios. O varão pode ser cromado, fosco, branco (e de muitas outras cores), bronze, dourado, de madeira e por aí vai…além do mais você pode optar por argolas ou ilhós, sendo que ao optar por ilhós, além das cores eles ainda podem ser redondos, quadrados, etc…ou seja, é muita opção mesmo! 🙂 E se quiser ainda pode optar pelo próprio tecido envolvendo o varão e assim pode dispensar o uso desse tipo de acessório como na foto abaixo:

cort 5

Cortina com varão e ilhós redondo.

cort 8

Argolas para o voil e ilhós para o xale/ tecido frontal.

cort 11

A cortina pode ficar ainda mais charmosa com os xales laterais. Eu AMO xales laterais e não se assustem, hoje os xales são muito mais discretos com um ar bem contemporâneo. Para esse efeito você deve usar menor quantidade de tecido pois ele ficará em grande parte do tempo (e muitas vezes, 100% do tempo) somente nas laterais mesmo, então para não dar volume quando recolhido, o ideal é não usar muitas alturas de tecido, mas opte por tecido mais grosso e escuro para dar um efeito TOP. Inspirem-se:

cort 4

cort 10

Adora o efeito dos xales mas não quer colocar cortina? Quer ainda menos volume? Então opte por mesclar persiana com xales laterais em tecido. Fica lindo também.

Persiana romana com xales laterais no cortineiro tipo moldura.

cort 12

Persiana Rolô Dupla (Stillo) com xales laterais também no cortineiro de forro.

cort 9

As cortinas também podem ser usadas para separar ou dividir ambientes. Dá uma super sofisticada e deixa o ambiente bem aconchegante.

cort 1

Olha esse closet que lindo!! Nesse caso o tecido deixa uma transparência charmosa, protegendo as roupas e também não deixando tudo 100% visível.

cort 6

Mas é isso minha gente! Cortina é um assunto que rende muitas informações e eu quis trazer algumas para ajudar e inspirar vocês caso estejam precisando. 😉

Estou pensando em fazer um post específico sobre pregas (quais são e quando usá-las melhor), o que acham?

Quero comentários, hein? Quero que meus posts sejam totalmente direcionados aos que gostam e acompanham o blog e para isso preciso da participação de vocês!

Bjinhussss e até breve!

Get inspired,

Nathy

Fotos: Google Imagens

2 comentários »

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s