Quarto Montessoriano

Oi? O que é isso?

Pois é, quando tive minha primeira filha, a Valentina, vi uma reportagem no programa Estrelas sobre esse tipo de quarto Montessoriano e fiquei super empolgada! Para vocês entenderem um pouco da criação desse método leia o post completo! 🙂

O método Motessori foi criado pela educadora italiana Maria Montessori e influencia a busca direta e pessoal do aprendizado. Nesse método o quarto das crianças deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance.

Achei isso incrível!! Imagina seu baby acordando pela manhã e podendo com liberdade circular pelo quarto, brincar, e não ter perigo de se machucar pois tudo foi feito exatamente para esse fim?

Como eu ia mudar de casa, acabei não fazendo para a Nina e agora que tive o Alfredo queria muito fazer um quarto Montessoriano para ele a minha questão é:

Ele dorme sozinho e tranquilo no berço dele. Eu coloco ele acordado lá e pronto, ele dorme sozinho! Sério!!! E assim era também com a Nina. Acostumei desde cedo. Então o meu medo é ele ver que não está no berço e ao invés de dormir, ficar perambulando…eu sei que se ele estiver com sono, ele vai dormir, mas tenho medo de mudar toda a decoração e ter problemas! Será que estou sendo doida, chata e egoísta? Porque eu sei que esse é o intuito desse tipo de quarto…Help Me! :/ Hahaha.

Bom, de qualquer maneira, vamos ver abaixo as diquinhas para montar um quarto bem legal nessa proposta! 😉

1 – A primeira mudança que será indispensável para a liberdade do seu pitico ou pitica é substituir o berço por uma caminha acessível, ou seja, no chão. Olha que economia…é só colocar um colchão no chão! Hahaha!

2 – Deixe tudo com acesso fácil ao seu filho. Prateleiras de livros fixadas na parede em uma altura próxima ao chão para que as crianças possam pegá-los sozinhas.

3 – Uma ótima opção, que inclusive eu coloquei no quarto da minha filha é uma mesinha com cadeiras. Coloquei uma mesa quadrada com 4 cadeiras. Ela adora sentar lá para brincar com as primas e amiguinhas e para pintar, desenhar…

4 – Uma atitude importantíssima é bloquear a abertura de gavetas de cômodas e portas de guarda-roupas. Existem vários modelos de travas em silicone que são vendidas na Leroy, C&C, etc… Assim evitamos que nossos filhos prendam os dedinhos e se machuquem.

5 – Seguindo o conselho acima, também é importante que coloque protetor de silicone nas quinas, caso existam para que eles não machuquem a cabeça.

6 – Outra coisa para a segurança deles é um portãozinho para fechar a passagem pela porta de entrada do quarto. Principalmente se for casa aonde tem escada (meu caso), é perigosíssimo que a criança saia sozinha do quarto e caia da escada e se você morar em apartamento também é perigoso que a criança circule sozinha pela casa, afinal, o quarto é preparado para ela mas a casa toda não, né? A não ser que você faça a decoração da casa inteira no estilo Montessoriano! Hahaha!!!

7 – A dica da diversão é deixar sempre alguns brinquedos soltos pelo quarto, assim o baby acorda e já vai brincar com eles para se distrair e de repente deixar os papais dormirem mais um pouquinho. Rsrs. Lembrando SEMPRE de NUNCA deixar brinquedos pequenos ou que contenham peças pequenas que possam se soltar e o baby engasgar! CUIDADOOOO PELAMOR!!!

8 – Ao redor da cama é sempre bom colocar protetores (pode até ser aqueles de berço) ou almofadões principalmente na parede evitando assim que a criança sinta o frio da parede no inverno ou se machuque batendo a cabeça na hora de deitar. Tapetes também são bem vindos caso o piso seja frio…daí o ideal é cobrir o piso inteiro com tapete ou até aqueles quadrados de EVA coloridos, sabe?

9 – Abuse pelo lúdico na decoração! Coloque papel de parede divertido, decore o colchão com um tecido de voil ou até faça uma estrutura de madeira que imite uma casinha…as crianças vão adorar!!

10 – E não esqueça de ser feliz e aproveitar desse espaço gostoso com seu filho!! ❤

Agora, algumas fotinhos para inspirar vocês!

1

2

3

3

4

5

6

Curtiram?? Até eu me empolguei e estou considerando tirar o berço do Alfredinho de lá! 🙂

Quero saber o que acharam do post de hoje, hein?

Bjinhusssss e Get inspired,

Nathy.

6 comentários »

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s