Serotonina – O hormônio do bom humor

Ebaaaaaa!!! Quem aí está de bom humor hoje? Apesar desse tempinho Uó! Hahaha.
Hoje o texto do Marcello fala sobre a Serotonina e como ela age no nosso organismo e o que isso reflete no nosso dia a dia.
Mulherada, está tudo explicado aqui embaixo. Leiam porque é muito importante! Hahaha! 😉
—————————————–

O HORMÔNIO DO “BOM HUMOR”
A serotonina é um neurotransmissor que produzimos no cérebro. Ela ajuda a nos sentirmos felizes, satisfeitos e calmos. Parece fantástico, mas eis a pegadinha – algumas pessoas produzem mais serotonina do que outras.
A notícia é realmente ruim se você não tem cromossomos Y, porque as mulheres produzem menos serotonina do que os homens. Elas podem argumentar que isso significa que nasceram para ser rabugentas. Desculpem, rapazes. E pode piorar. Elas produzem ainda menos serotonina pouco antes de menstruar – tipo a raiva da TPM.
O motivo é que a serotonina e o estrógeno estão interligados. Quando o nível de estrógeno cai pouco antes da menstruação, o mesmo acontece com a serotonina.
Os químicos vão apontar outro problema potencial: a menopausa ou, na verdade, a perimenopausa, que pode começar a partir dos 35 anos, quando o corpo das mulheres se prepara para a menopausa e a produção de estrógeno começa a cair. Muitas mulheres dizem que nunca tiveram problema com chocolate, mas que agora, aos 39, começaram a detonar uma caixa de bombons rapidamente.
Você não precisa de remédio
Os médicos já conhecem o poder da serotonina. Antidepressivos como fluoxetina e citalopram são conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Eles funcionam para suspender a depressão ao prolongar e aumentar o efeito que a serotonina tem no cérebro. Mas esses antidepressivos podem ter efeitos colaterais. Você pode se sentir grogue, e seu desejo sexual, ser afetado.
O motivo pelo qual a serotonina é importante na perda de peso é que seu índice baixo não só faz você se sentir deprimido, irritado e tudo o mais, como também faz sentir FOME, daí a vontade de comer da TPM para as mulheres! Mas o nível correto de serotonina ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade e é um supressor natural do apetite. Também melhora o sono, o que é uma boa notícia para os níveis de leptina (vamos falar sobre ela nos próximos posts).
Para quem faz dieta, então, a serotonina é como uma “pílula” milagrosa natural. Ela reduz o nível das compulsões, leva embora toda a fome emocional e basicamente faz você querer comer menos. E a melhor parte é que você pode fazer isso sozinho e de graça!
A serotonina é feita do aminoácido triptofano, que é obtido a partir de certos alimentos. As melhores fontes de triptofano incluem:
-Abacate
– Banana
– Leguminosas
– Frango
– Ovo
– Peixe
– Peru
Porém, o triptofano é uma molécula pequena que não entra fácil no cérebro. Mesmo comendo a quantidade suficiente de alimentos com triptofano, você também precisa de um pouquinho de açúcar para estimular a liberação do hormônio insulina. Ela ajuda o triptofano a entrar no cérebro e fazer seu trabalho. Isso não significa que você vai se entupir de chocolate, mas coisas doces não estão banidas.

Fonte: Turner, Lowri – A Dieta do Fator S
—————————————–

Dúvidas? Enviem e-mails para nathaliaborzi@yahoo.com.br que esporadicamente farei posts respondendo todas elas ok? (Claro, que com a ajuda de um profissional). 😉
#getinspired,
Nathy ❤

serotonina

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s